Quem Somos

LOGO MONFORTINOS.png
Congregação Dos Padres Monfortinos
(Nome juridico em Portugal)
Missionários Monfortinos

(Companhia de Maria) de São Luís Maria Grignion de Montfort

A identidade de cada pessoa é quase sempre relacionada a alguém, a um lugar, a um passado...a uma história. Com os MISSIONÁRIOS MONFORTINOS não é diferente. Fica difícil apresentar-nos sem fazer referência a alguém muito especial, de quem nós recebemos o nome: São Luís Maria Grignion de Montfort. Ele é muito mais conhecido do que os seus missionários. Passamos a ser conhecidos por causa dele; a sua paixão por Cristo, por Maria, pelos pobres e pelas missões.


O nosso santo fundador gostaria que nos apresentassemos assim: “Liberos...livres, homens cheios do Espirito Santo, que fossem levados como nuvens pelo sopro do mesmo Espirito, lá onde a Boa Nova deve chegar.” Gostaria também que nos conhecessem como os “amigos dos pobres”. Ou ainda “verdadeiros filhos de Maria, que, com o rosário e o evangelho, levem o fogo do amor de Deus aos lugares.”


Bom! Na verdade, isso tudo está mais relacionado a Montfort que assumiu na sua vida essas disposições e capacidades. O que ele viveu na realidade nós procuramos viver como um desafio renovado em cada dia.


Somos parte duma grande família, a FAMÍLIA MONFORTINA. Leigos e religiosos, dos Missionários Monfortinos, das Irmãs Filhas da Sabedoria e dos Irmãos de São Gabriel, ao serviço da missão nos cinco Continentes.


A comunidade dos Missionários Monfortinos nasce, praticamente, em 1716 de um desejo de São Luis de Montfort; ele quis uma “pobre e pequena companhia” de missionários que evangelizassem o campo e a cidade. Tudo começou numa pequena região no oeste da França e hoje os missionários que ele sonhou, irmãos e padres, estão presentes em mais de 25 paises.


O carisma e a espiritualidade monfortina, no entando, ultrapassam as fronteiras dos países onde estamos, pois, há um número incalculável de leigos e leigas que assumiram com entusiasmo os compromissos do batismo através da “Consagração total a Jesus por Maria”, fazendo com que a família monfortina seja mais numerosa ainda e esteja em países em que os monfortinos, propriamente ditos, ainda nao puseram os pés.


Apesar de escrever tudo isso, ainda não conseguimos apresentar-nos totalmente; ja fizemos 68 anos de presença em Portugal e se quiser saber mais, é so escrever para uma das nossas comunidades em Fátima, Vila do Conde ou Lisboa.


Nós somos, portanto, Missionários Monfortinos, irmãos, padres, leigos e leigas, em caminho pelo mundo com um ideal maior que nós mesmos: ser santos como o foi o nosso fundador.


Pe. Luiz Augusto Stefani, smm 
Superior Geral

 

Be Inspired

Thanks for submitting!