Dia de São José Operário com Luís de Montfort: "Saúdo-te, José ..."


Nas Instruções Espirituais às Filhas da Sabedoria (Instructions spirituelles adressées aux Filles de la Sagesse), publicadas em 1761, existe um "3º método de Montfort para recitar o Santo Rosário com frutos, para o uso das Filhas da Sabedoria".

Neste método, em cada terço é encerrado com um pedido de recitação de uma oração. Pelos mistérios gozosos, o Magnificat; pelos mistérios gloriosos, uma oração à Santíssima Virgem. No final da segunda coroa do Rosário, que medita sobre os mistérios dolorosos, são indicadas duas orações a serem recitadas de joelhos, das quais não temos o manuscrito.

A primeira é uma oração "composta por Montfort para pedir a Deus e obter a Sabedoria divina", diz o subtítulo. Besnard, na sua biografia (1759) de Maria Luísa Trichet, dá-nos dois testemunhos a este respeito.

Ele diz-nos que no final de 1713, Montfort regressa a Poitiers para uma breve visita. Onde Maria Luísa de Jesus, a sua primeira discípula e Filha da Sabedoria, estava à sua espera. Ela confiou-lhe as dores que tinha sofrido, Montfort confirmou-a na sua vocação, e mostrou-lhe a alegria de a ver ainda vestida com o hábito que lhe tinha dado a 2 de fevereiro de 1703. Enquanto conversavam juntos, Maria Luísa começou a recitar de cor a oração para pedir a Sabedoria que Montfort lhe tinha ensinado anos antes. O missionário ouviu, profundamente comovido: "Será possível, minha filha, que ainda te lembres desta oração?". E ela: "Certamente, Pai, e eu recita-la todos os dias". Montfort acrescentou: "Deus seja abençoado! Que alegria me dás! Eu tinha esquecido as palavras" (cf. Bs, ML, n. 55).

Besnard, tratando depois com Maria Luísa da devoção de Jesus à Sabedoria divina, escreve: "Ela nunca deixou de recitar a oração que Montfort tinha composto em sua honra, e foi ela que introduziu entre as Filhas da Sabedoria a prática de a recitar todos os dias, após a segunda coroa do Rosário" (Bs, ML, n. 484).

Esta oração é seguida da invocação a São José, a ser recitada três vezes, enquanto se ajoelha. Eis aqui o texto: Salve, José, homem justo, a Sabedoria está convosco. Sois bendito entre todos os homens e bendito é Jesus, o fruto de vossa fidelíssima esposa. São José, digno custódio de Jesus Cristo como se verdadeiro pai tivesse sido, rogai por nós, pecadores, e alcançai-nos de Deus a divina Sabedoria, agora e na hora da nossa morte. Amém.

É uma "saudação", com um sopro sapiencial e ao ritmo da Ave Maria, ou seja, da saudação do anjo na anunciação. Segundo os estudos do Pe. Roland Gauthier (cf. Tarcisio Stramare, Saint Joseph - Dignities Privileges Devotions, ed. Shalom, 2008), as primeiras "saudações" apareceram já no final do século XV e depois especialmente durante o século XVII. Há, por exemplo, o de um frade menor, escrito entre 1480 e 1490, encontrado num manuscrito holandês:

"Salve, José, guardião de Maria Mãe de Deus e do seu marido, cheio de graça, a santidade está sempre contigo, tu és abençoado entre todos os santos, e o fruto da Virgem, que tu criaste, é abençoado. Ámen".

Um segundo foi impresso em Madrid, em 1608, e foi aprovado pelo Arcebispo de Toledo:

"Saúdo-te, José, cheio de graça e do Espírito Santo; o Senhor é contigo, tu és abençoado entre os homens, pois Jesus, o fruto bendito do ventre de Maria, foi também contado como teu filho. Homem virgem, pai de Cristo e esposo da Virgem, que aquele que aceitou submeter-se a vós durante a sua vida, seja favorável a nós, através dos vossos méritos, agora e na hora da nossa morte. Ámen".

Outro encontra-se num livro preparado por um Frade Menor e impresso em Paris, em 1624:

"Salve, José, venerável esposo da Mãe de Deus, o Senhor é contigo, bendito és tu acima de todos os homens, e bendito é Jesus Cristo, o fruto do sentido da Virgem tua noiva. São José, pai do Filho de Deus e de Nosso Senhor Jesus Cristo, rogai por nós e por todos os pecadores que se entregam à vossa intercessão, agora e na hora da nossa morte. Ámen".

Seguiram-se outras fórmulas, tais como as impressas em Paris em 1631, para a utilização de uma Confraria de São José, e no Canadá, cerca de 1683, para os seminaristas. Muito conhecida é a "saudação" composta por São João Eudes (por vezes atribuída a Olier) que começa com o elogio: "Saúdo-te José, imagem de Deus Pai".

Voltando à invocação atribuída ao Pai de Montfort, notamos imediatamente a particularidade da referência à sabedoria que abre e fecha a oração. Ao contemplar São José, Montfort favorece esta perspetiva, a mesma que encontramos na invocação final de C 122,10:

"São José, sê o meu santo padroeiro". para obter para mim um presente muito grande Sabedoria Divina"!

A sabedoria está com José e podemos recorrer a ele para a obter de Deus também para nós. Podemos, portanto, invocar José com um toque inteiramente "Monfortino", que reflete o coração da experiência e proposta espiritual de Louis-Marie. Ele pensa na vida espiritual como uma viagem rumo à Sabedoria, Jesus Cristo, que se oferece "apenas àqueles que o desejam e o procuram com um ardor igual ao seu grande mérito" (AES 30). Portanto, "é preciso ser como Salomão e Daniel, homens de desejo, para obter este grande tesouro de Sabedoria" (AES 183). E a oração é o ímpeto de um desejo: o desejo de amar a Sabedoria e de a fazer amar.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo