Espiritualidade

Espiritualidade

A espiritualidade de São Luís Maria é teocêntrica. Pobre entre os pobres, ele expressou o seu amor total pelo Senhor com o seu simples lema: "Deus Só".

A pessoa de Cristo domina o pensamento de Grignion de Montfort: "Jesus Cristo nosso Salvador, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, deve ser o objetivo último de toda a nossa devoção" (Tratado sobre a Verdadeira Devoção 61)... "Jesus Cristo, Sabedoria Eterna, é tudo o que se pode e deve desejar" (Amor da Sabedoria Eterna 9).

O amor de Jesus Cristo manifesta-se de uma forma suprema na Cruz. São Luís Maria exclama: "Nunca Jesus sem a Cruz, nem a Cruz sem Jesus". Seguir o Senhor é habitar na Cruz.

A fim de conhecer a Sabedoria eterna e encarnada, São Luís Maria convidava-nos constantemente a confiar-nos à Virgem Maria, em quem reconhecemos aquela que certamente nos conduz a Cristo.

 

Com base na sua experiência pessoal, propõe a consagração a Jesus Cristo através de Maria como a forma mais segura de viver os compromissos do batismo.

 

O caminho espiritual proposto por São Luís Maria conduz à paixão apostólica. A marca da maturidade da fé é a alegria de irradiar a sabedoria cristã do Evangelho e as maravilhas do amor de Deus.

 

A espiritualidade de Montfort é, portanto, um caminho para a felicidade. Exige uma conversão radical: afastarmo-nos de um mundo de egoísmo, com todas as suas atrações, e virar os olhos para o único objetivo, a única fonte de verdadeira bem-aventurança, o Senhor Jesus e, n'Ele, “Deus Só”!

Be Inspired

Thanks for submitting!