Quem Somos

LOGO MONFORTINOS.png
A Família Monfortina

A Família Monfortina é constituída, para além dos Missionários Monfortinos, por outros Institutos e associados leigos que têm São Luís Maria de Montfort como pai ou inspirador.

 

Filhas da Sabedoria

Fundada por São Luís Maria de Montfort a 2 de fevereiro de 1703, em Poitiers (França), Maria Luísa Trichet, foi uma das primeira Filha da Sabedoria, e é a sua cofundadora.

 

As Filhas da Sabedoria, inspiradas pelos textos sapienciais bíblicos e pelos escritos de São Luís de Montfort e Maria Luísa Trichet, vivem uma espiritualidade marcada pelo amor à Sabedoria eterna e encarnada. A sua missão específica é procurar, contemplar e revelar Sabedoria ao mundo e denunciar as falsas sabedorias.

 

Durante mais de três séculos, milhares de mulheres responderam ao apelo de Cristo Sabedoria, vivendo e estando envolvidas na aventura espiritual da busca da Sabedoria, tão desejada pelo Padre de Montfort. Hoje trabalham nos cinco continentes, de uma forma especial, ao lado das pessoas mais desfavorecidas.

 

Irmãos de São Gabriel

Para o ajudar nas suas missões, o Padre de Montfort chamou alguns Irmãos, partilhou com eles o seu modo de vida e "uniu–os a ele em obediência e pobreza" (Testamento). Os primeiros quatro Irmãos fizeram os seus votos em junho de 1715.

 

Quando a comunidade se estabeleceu em Saint-Laurent-sur-Sèvre em 1722, os Irmãos viveram com os Padres e formaram a Comunidade dos Missionários do Espírito Santo. Além das escolas de caridade, dedicaram-se à atividade missionária e ao trabalho manual.

 

O Padre Gabriel Deshayes, que se tornou Superior Geral das Congregações Monfortinas em 1821, deu um novo impulso aos Irmãos, dando-lhes a missão de ensinar. O rápido crescimento do número dos Irmãos professores levou Gabriel Deshayes a organizá-los num instituto autónomo, chamado inicialmente, os Irmãos da Instrução Cristã do Espírito Santo e em seguida, os Irmãos da educação Cristã de São Gabriel.

 

No final do século XIX, o Instituto atravessou as fronteiras da França para se estabelecer no Canadá e posteriormente em vários países europeus. Atualmente, desenvolve a sua atividade missionária em todos os continentes, ao serviço da formação humana e espiritual dos jovens.

 

Colaboradores Leigos Associados de Montfort
LAM

Parte integrante dos Missionários Monfortinos são os leigos associados com os quais partilham tanto a espiritualidade como projetos apostólicos.

 

Se o ideal de S. Luís de Montfort de uma vida "no apostolado" se aplica em particular aos Missionários Monfortinos, não se aplica, no entanto, apenas aos padres. Montfort previa "um grande esquadrão de bravos e valorosos soldados de Jesus e Maria, de homens e mulheres..." (cf. Tratado 114) e envolveu também os leigos na sua atividade apostólica.

 

Nas suas missões, São Luís Maria de Montfort também se preocupou em dar àqueles que tinham renovado os seus votos e promessas de batismo através das mãos de Maria, os meios para assegurar a sua perseverança. Esperava que conseguissem encontrar uma "confraria" que lhes permitisse viver melhor a sua doação (cf. Tratado 227).

 

Este desejo foi realizado e aqueles que fazem a sua consagração a Jesus Cristo, Sabedoria Eterna e Encarnada, através de Maria, podem juntar-se à Associação "Maria Rainha dos Corações". A Associação é uma escola de vida profundamente cristã sob a proteção materna de Maria, numa renovação perfeita das promessas do batismo, para viver mais perfeitamente onde o Senhor chama, no compromisso com a missão da Igreja, de acordo com o seu estado de vida e as próprias possibilidades.