OUSAR CORRER RISCOS
POR DEUS E PELA HUMANIDADE
A nossa fidelidade criativa
38º CAPÍTULO GERAL
Como Missionários Monfortinos, somos chamados a correr riscos por Deus e pela humanidade numa atitude de fidelidade criativa a Cristo, à Igreja, ao nosso carisma e aos clamores dos homens e mulheres de hoje, nos diferentes continentes e culturas.
Neste Capítulo Geral, retomamos a nossa caminhada como Monfortinos, lá onde Deus nos coloca diante de uma importante questão: onde estamos agora? Esta é a pergunta fundamental que nos ajuda a situarmo-nos para encontrar os meios de olhar para o futuro com fé e esperança, na Providência de Deus.
O último Capítulo Geral (2017) deu-nos orientações e direções a seguir. E, em certa medida, somos fiéis a continuar os frutos desse Capítulo nas nossas respetivas entidades. No entanto, alguns aspectos precisam de ser aprofundados e articulados diante das novas realidades e desafios da Igreja e da sociedade atual.
Por esta razão, nestas Atas, voltamos a sublinhar alguns aspectos importantes que emergiram do último Capítulo e tentamos encarná-los num espírito de fidelidade criativa na nossa vida e nossa missão. Como Missionários Monfortinos, somos chamados a ler, a interiorizar pessoalmente e comunitariamente, e a pôr em prática nas nossas respetivas missões e apostolados, este novo documento.
Nós identificamos cinco temas importantes que tocam nas seguintes questões:
Quem somos? (identidade) O que queremos alcançar? (evangelização e transmissão)? Quais são os meios para pôr em prática as respostas a estas perguntas? (formação contínua e cultura de planificação comum)
Encorajamos os confrades a empenharem-se connosco uma vez mais neste processo de aprofundamento destes temas e na sua concretização.
Comments